domingo, 26 de fevereiro de 2012

AS FUNDAMENTAÇÕES DA FILOSOFIA

ANTROPOLÓGICA – É tudo o que o homem representa, e todas as formas de como o homem se educa , em relação a se e com os outros e com as diversidades. (Paviani). A antropologia, é o campo do conhecimento que tem como objeto de estudo,o homem em geral, no aspecto científico,estuda o homem como ser natural e cultural,no modo filosófico, estuda o homem como ser social,na formação crítica e reflexiva diante dos fatos ao redor do mundo.(Emmanuel Kant,Ernst Cassirer)

AXIOLÓGICA – É uma teoria, que se preocupa em estudar o comportamento humano no modo de agir conscientemente, buscando atingir seus objetivos e valores, que em cada época vai se modificando e transformando essa concepção de homem juntamente com estes valores e objetivos ou seja é uma parte da filosofia que pensa nos valores em sua essencialidade e natureza (Max e Kant).

EPISTEMOLÓGICA – É a teoria, ramo, que estuda o conhecimento seja ele através da razão ou de método científico, preocupando com as formas e resultados assumidos pela ciência. Com o objetivo de avaliar a consciência e coerência teórica e metodológica e ética do conhecimento, que é visto como eixo central dentro da natureza epistemológica entre filosofia e educação.
A epistemologia é dividida em duas posições: a empírica ,que originada por Platõa, onde a investigação dos fatos são através de observação e experimentos. E a posição racionalista, onde Descartes fundamenta que só é possível chegar ao conhecimento através da razão.

Referências,
C117 Cabral, Carmem Lucia de Oliveira
Filosofia da educação- Teresina: EDUFPI – UAPI , 2010,91 P.

Fascículo de filosofia – UAB , do curso de letras inglês

ALUNA: ANA LAURA ALVES DE SOUSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário