domingo, 26 de fevereiro de 2012

EDUCAÇÃO


                                              EDUCAÇÃO

Há princípio,não podemos definir a educação e se conceitua-lá.Ela acontece a todos os momentos a qualquer tempo a qualquer espaço, sofrendo mudanças e nos transformando a cada dia.A educação varia de acordo com cada sociedade independentemente da crença, da raça ou da cor.
A primeira educação que temos, começa desde o nascimento, onde os pais passa para os filhos todo o acolhimento necessário, para iniciar uma vida, acompanhando todo o seu habitar ao andar, a falar, dessa forma  vai nascendo a construção de valores de uma cultura,e todos os ensinamentos religiosos que torna o indivíduo mais humano. A convivência em comunidade com os amigos,e os movimentos sociais são  elementos que constitui uma educação informal.
E depois vem a educação que adquirimos na sala de aula, ou seja na escola,em que o professor no seu nível de conhecimento, possibilita ao aluno a criação de novos conhecimentos através da aprendizagem. A interação entre aluno e professor, é fundamental  no preparo do indivíduo para viver em sociedade,conhecendo seus direitos e deveres.
Um dos objetivos que a educação nos favorece é a função de integrar e humanizar o indivíduo no processo de socialização, que busca os valores e ideais através do conhecimento. Outro objetivo essencial na vida de cada um, é o exercício da cidadania,que leva cada cidadão a cumpri  leis, e ao mesmo tempo ser protegida por elas.Para que a educação tenha uma finalidade é preciso que exista meios eficientes de trabalho, e para isso é necessário que objetivos e fins andem juntos.A educação tem por fim, criar, no indivíduo uma consciência da realidade dos fatos, que seria a compreensão de todas as coisas que estão a nossa volta.
Portanto a educação,é o meio pelo o qual o ser humano desenvolve todas as suas habilidades intelectuais e humanas, diante de uma sociedade,buscado compreender  a transformação do mundo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário