domingo, 26 de fevereiro de 2012

ATIVIDADE SOBRE OQUE É FILOSOFIA E SUAS CARACTERÍSTICAS

1°)Conceitue filosofia;

É o ato de filosofar, e questionar todos os problemas da realidade, através da razão,buscando compreender os fatos,como: os valores e os comportamentos, religiosos e político de modo claro e crítico.

2°)Quais são as principais características da atitude filosófica?

A atitude filosófica é crítica e reflexiva, o seu objeto de estudo: é os problemas da realidade, a atitude de cada filosófo é individual em cada tempo e espaço.
Atividade filosófica se constitui em: tese(afirmação), antítese(negação) e dialética (síntese).

3°)Nos dias de Hoje, é verdadeiro afirmar que a filosofia é uma Ciência?
Justifique.

Não: na antiquidade todos os conhecimentos adquiridos pelos pensadores eram filosóficos, no início da idade moderna ouve uma grande mudança nos fatores que sustentavam a filosofia como ciência, um deles, foi a incapacidade de alguns pensadores tratar a realidade dos fatos como um todo.Dando espaço para uma ciência que cada vez mais busca avanços tecnológicos que trazem conforto para nossas vidas, além de trazer a cura para as doenças.


4°)Em que sentido, no fascículo, afirma-se que a Filosofia é formadora do ser humano?

No sentido de que tanto a filosofia como método que busca o conhecimento, como o filosofar da atividade da consciência crítica, é indispensável na formação de um indivíduo.Pois são estes elementos em conjunto que ajuda o ser humano a se desenvolver em meio a sociedade, buscando compreender a se mesmo e o próximo em convívio com o real e a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário