domingo, 26 de fevereiro de 2012

RESUMO SOBRE EDUCAÇÃO, PROPAGANDA, IMPRENSA E LEITURA


1-      A LEITURA PRÁTICA SOCIAL

Na leitura de textos publicitários,pretendemos provocar uma reflexão no processo de produção da leitura,defendida por Orlandi,como objeto de análise duas propagandas de Bancos.Compreender a leitura,exige habilidade,interação e trabalho,a leitura de sentidos se realiza por um sujeito-leitor, que em contato com o texto,encontra outro com o qual tem de se relacionar.No texto publicitário,o autor o produz levando em consideração os interesses desse leitor.Os interlocutores se reconhecem,e se desencadeia o processo de significação do texto,tão importantes quanto essa interação dos interlocutores são os modos de leitura,estes são variáveis e mostram as relação dos leitores com o texto.A interação entre autor,leitor e texto constitui parte integrante de toda essa contextualização da leitura.Segundo orlandi,na produção de leitura,o implícito é um aspecto relevante e muito explorado,pois procura despertar no leitor o interesse pelo produto.Os sentidos de um texto estão diretamente relacionados as relações de forças.
A intertextualidade,mostra como a leitura pode ser um processo bastante complexo.Segundo Orlandi,é saber o que o texto diz e o que ele não diz.Para Carrascoza,a intertextualidade reencena o passado e o utiliza um novo sentido,construindo a trama das identidades culturais.Nesta perspectiva,a autora afirma haver alguns reducionismos com relação á leitura: o primeiro deles diz respeito á forma como a escola restringe a leitura,o segundo reducionismo diz respeito á questão da distinção de classes sociais na sua relação com a escola e a leitura,a terceira forma de reducionismo é o lingüístico,em que a leitura é vista como decodificação,o texto tem um sentido que o aluno deveria apreender.
É por meio da leitura,segundo Orlandi(1993), que há constituição do texto se desencadeia o processo de significação.No que diz respeito ás diferentes formas de linguagem,na visão da autora a escola exclui o fato de que o aluno convive com elas em seu cotidiano,a reflexão sobre a leitura tem a finalidade de modificar as condições de produção do aluno,essa previsibilidade das leituras de um texto se legitima quando analisamos o histórico de leitura.Dentro da história do leitor também a intertextualidade e a sedimentação de sentidos são fatores constitutivos na sua produção.No entanto ,a leitura não é somente previsibilidade a também a imprevisibilidade,é nesta relação da leitura previsível com a imprevisível que Orlandi denomina o risco para menos de leitura parafrástica ,e o risco para mais,de leitura polissêmica.
O docente pode propiciar ao aluno a construção de suas histórias de leituras,no entanto,é preciso ter cuidado para que,na modificação das condições do aluno,este não petrifique essas leituras previstas,para que possa acontecer a descoberta de todas as leituras que um texto possa oferecer.No ensino médio,tem-se observado que os alunos que não gostam de ler passam a entender melhor os textos apresentados se o professor acredita em sua capacidade,neste contexto,o professor é a peça fundamental.

2-      UM OLHAR SOBRE A PROPAGANDA IMPRESSA

O texto publicitário é um dos mais fortes veículos de comunicação,que através dos portadores midiáticos,como jornais e revistas,e os eletrônicos,como televisão e internet.O seu objetivo é de convencer e persuadir o público acerca de determinado produto ou serviço.Neste contexto,é que se destaca um dos mecanismos mais utilizados na linguagem publicitária:é a argumentação, que manipula as pessoas no sentido de que adotem ou adquiram determinado produto ou serviço.Como a propaganda age sobre o sujeito,a família,a sociedade,interferindo no modo de vida,como objeto de análise,é possível que os alunos se apropriem desse gênero discursivo,desenvolvendo uma atitude responsiva.

3 – ANÁLISE DE PROPAGANDAS
Na propaganda impressa os elementos verbais e não-verbais procuram levar o leitor a desejar o produto.Texto e imagem buscam manipular e persuadir.Analisaremos duas propagandas de Bancos: a primeira é do Bradesco,edição 2177- ano 43 – nº 32 de 11 de agosto de 2010,(fig. 1).
No campo da imagem, um casal de namorados em que o rapaz esconde os olhos da namorada para que não veja o que está adiante,o céu azul, o colorido da foto ,remetem um ambiente de alegria e descontração.Seria uma cena despretensiosa,uma imagem aparentemente ingênua que descortina uma intencionalidade.Quanto ao campo escrito “preferir é escolher o que é melhor para sua vida.E é ter sua preferência que a presença do Bradesco existe.Prefira a presença do Bradesco.Abra sua conta’’,é usada a argumentação para justificar a preferência pelo produto.A propaganda é dirigida a um público leitor da classe média.Diante desta perspectiva este,como qualquer outro texto,independente do público alvo,deva ser analisado em sala de aula para a formação do leitor crítico.
A segunda propaganda(fig.2) é do banco do Brasil,edição 2151, ano 43,nº 6, 10 de fevereiro de 2010.Nesta,no plano central é apresentada a imagem de um jogador de vôlei.Este se apresenta sentado,possivelmente na varanda de um hotel,frente a um computador portátil,o cenário ao fundo é paradisíaco.No campo verbal,temos o seguinte anunciado argumentativo “Curtir o verão é do Brasil o banco que você acessa na internet de onde estiver.A repetição é uma estratégia utilizada da propaganda com o objetivo de persuadir o leitor a adquirir o produto.
Os textos são organizados de forma a produzir um discurso que convença o destinatário  - pessoas economicamente estabelecidas – a adquirir o produto.O público-alvo certamente é o classe média e alta.



   

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