domingo, 26 de fevereiro de 2012

RESENHA CRÍTICA



JORDÃO, Clarissa Meneses ,MENESES, Juliana Zeggio.  Fundamentos do Texto em Língua Inglesa II”, capítulos “Os textos acadêmicos e outros textos (escritos)”. Editora IESDE,Curitiba – PR, 2009.

Sobre as Autoras:
Clarissa Meneses Jordão é mestre em Língua Inglesa pela UFPR e Licenciada em letras (Português/Inglês) pela UFPR e Doutora em letras pela Universidade de São Paulo.
Juliana Zeggio Martinez é mestre em estudos Linguístico pela UFPR. Especialista em lingüística ao ensino da Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Ciências e Letras,e Licenciada em letras (Inglês/Português) pela UFPR.

Os textos acadêmicos e outros textos (escritos),trata-se de alguns capítulos que evidencia algumas diferenças entre estes tipos de textos, as características gerais, a estrutura organizacional e a estrutura de gêneros não acadêmicos.
As autoras expõe ao longo dos capítulos as razões que justifica ás diferenças entre os textos e mostrando as principais características de um texto acadêmico na área de ciências humanas e identifica a estrutura de um texto acadêmico em suas variedades.
Segundo as autoras, a linguagem escrita tem grande importância no meio social, que há inúmeros modelos com diversidade de funções, porém é uma linguagem que não se pode chegar ao fim.
Na concepção das autoras os textos em sua linguagem são de acordo com a necessidade do indivíduo , atuando de uma forma específica ,as diferentes produções de linguagem são muitas e exige estrutura,organização e uma leitura profunda para chegar ao um nível superior de conhecimento.
Entendo como diferenças entre textos acadêmicos e outros textos (escritos)da seguinte forma:Leitor e autor desse tipo de texto são pessoas com uma rica leitura, que reproduz uma estrutura moderada em introdução, desenvolvimento e conclusão em seus variados tipos,que constitui um gênero acadêmico,como por exemplo: resumo, resenha,artigo ,monografia entre outro textos.Enquanto os textos (escritos), nos favorece a interação entre as pessoas,nos permite construir outro tipo de linguagem como: certidão de casamento, ofícios entre outra finalidades a qual não podemos chegar a um total, que todas essas formas de escrita nos ajuda viver em sociedade,sendo necessária a todos os indivíduos,para consequir formular suas ,atividades do cotidiano.
Jordão e Martinez, quando conclui estes capítulos,argumenta que precisamos,está atentos aos diferentes tipos de textos acadêmicos e escritos e saber posicionanar de acordo com suas funções diante de nossas necessidades.


Rezenhista: Ana Laura Alves de Sousa, do curso de Licenciatura Plena em Letras Inglês,da Universidade Aberta do Brasil, Modalidade a Distância.
Disciplina: Língua portuguesa



                             Em 25 de fevereiro de 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário