domingo, 26 de fevereiro de 2012

AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E IDEOLOGIA, EMANCIPAÇÃO E ALIENAÇÃO


A tese que os filósofos defende é que a educação é um processo cultural e histórico que humaniza e socializa o homem dentro  de suas condições e dimensões , seja elas espirituais e materiais, que dentro deste pensamento busca compreender estas dimensões de se e do próximo. Porém esta cultura pode ser contagiada por modos que a desviam do processo de humanização. Estes modos são a alienação e a ideologia,ambos refletem nos resultados dos objetivos de uma educação focada na emancipação.
 Em primeira instância vem a ideologia que é uma teoria ou um conjunto de idéias, opiniões, crenças, com uma organização sistemática dos conhecimentos que visa a discursões de normas estabelecidas a partir de valores. para Marx , a ideologia não passa de uma linha de pensamento abstrato, que faz uma análise invertida da realidade e separa o pensar do agir a fim de manter privilégios a dominação de uma classe sobre outra. A escola não pode se defender da ideologia, pois encontra-se dentro e fora dela e é estabelecida de várias maneiras.
Segundo Paulo Freire , a alienação é causada pela ideologia ,o ser humano ao se alienar deixa de ser  o centro ou referência de se mesmo, não escolhe horário ou ritmo de trabalho nem decide sobre o valor de seu salário, não projeta o que será feito e é comandado de fora por estranhos, significa que é transferido para outro o que deveria ser seu. O ser alienado não é capaz de ter objetivos próprios de compreender a realidade ou ser dono de se mesmo.
O papel da filosofia dentro da educação , sendo crítica e reflexiva é importante para romper estas estruturas que justifica e fortalece as formas de dominação da ideologia, partindo para o progresso de emancipação mais vantajosa e real, em que o indivíduo na sua transformação de pensamento possa se libertar e ter mais igualdade dentro da sociedade.
Portanto a educação em suas formas de ensino pedagógicos em parte  ensina e fortalece a ideologia sendo base para a formação de seres alienados ,trabalhando suas atividades intelectuais,sociais,culturais e políticas sempre em prol da classe dominante,dificultando a transformação de uma sociedade na construção da liberdade e da desigualdade social, tornando assim um mundo e um país mais justo, porém,para que isso aconteça é  preciso ser revisto e modificado as formas de ensino educacional,para que possa iniciar a formação de alunos nos fundamentos científicos das diferentes técnicas que caracteriza a formação de seres criticamente reflexivos e preparados para enfrentar o mundo do idealismo e da alienação.

Referências
Fascículos
Filosofia da educação, do curso de Licenciatura de Letras Inglês-UAB - EAD
Filosofia da educação, Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza e Matemática – UFIPI – EAD

Aluna: Ana Laura Alves de Sousa
22 de fevereiro de 2012



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